Relatórios de Gestão

Relatório de Gestão é uma ferramenta que demonstra o desempenho das atividades realizadas, por uma organização ou empresa, em um determinado período. É a partir dele que a administração tem a exata noção das particularidades referentes ao trabalho desenvolvido.

Importante que o relatório contenha apenas informações relevantes e de interesse do público. Por isso, torna-se primordial que os documentos gerenciais apresentados estejam de acordo com os objetivos do documento.

Dessa forma, tais informações devem estar alinhadas aos objetivos elencados para este fim, tomando cuidado para que não fiquem extensas demais.

Em contrapartida, um relatório bem detalhado é garantia de um maior entendimento das ocorrências da organização, portanto, é prudente equilibrar as informações para que não falte algo importante, nem sobre informações desnecessárias. Para que isso ocorra, é necessária uma revisão de tudo o que foi listado, observando cada item cuidadosamente.

Leia TCU edita norma para os Relatórios de Gestão das UPC

Planilhas

As boas e velhas planilhas são itens recorrentes em qualquer relatório. Por serem de fácil assimilação, é comum gestores optarem por elas, pois sintetizam as perdas e ganhos do período, com apelo visual agradável.

Apesar de se mostrarem grandes aliadas para o desenvolvimento de relatórios, as planilhas são mais suscetíveis a erros, além da fornecerem a possibilidade de uma explicação insuficiente. Pensando nisso, é importante avaliar a melhor forma de empregar gráficos, tabelas, diagramas, legendas ou infográficos ilustrativos para obter maior aproveitamento no que se quer passar.

Linguagem

Dificilmente será possível fugir dos termos técnicos em qualquer que seja o segmento no qual estamos inseridos. Entretanto, se fazer entender é um detalhe fundamental para que o compartilhamento de informações ocorra de forma eficaz.

Nesse sentido, utilizar termos técnicos que só serão entendidos por apenas um número de colaboradores, não é a maneira ideal de apresentar os dados de sua organização de modo que todos entendam tais informações da mesma forma.

Apesar de ser composto em sua maioria por gráficos, um relatório também possui conteúdos dispostos em forma de texto, portanto, o capricho na empatia da redação é fundamental, além de carregar de valor estratégico a mensagem institucional.


Conheça uma amostra de nosso portfólio.

Compartilhe este conteúdo