Memória Institucional

COMO anda a memória da sua organização?

O interesse pela memória institucional cresce a cada dia, sobretudo das organizações e empresas que buscam ampliar as vantagens entendidas como estratégicas, resgatando e construindo sua memória junto a seus públicos. O resgate histórico é uma iniciativa muito bem aceita pelo público interno e demais stakeholders.

POR QUE recuperar a memória institucional?

Memória é patrimônio. Como qualquer outro, tem muito valor e, por isso, precisa ser bem cuidada. Muito da reputação, da credibilidade e confiabilidade do público de uma organização ou empresa advém de sua trajetória histórica.

O processo de reconstituição da memória corporativa consiste numa tarefa trabalhosa. É preciso revolver o passado e trazer à tona, de uma forma precisa e resumida, as realizações relevantes, numa narrativa elegante e atraente.
A SELO MEMORIAL é uma empresa especializada na implantação de projetos de memória corporativa. Nosso trabalho abrange desde a recuperação do conteúdo de registros históricos à pesquisa em documentos e fotografias. Produzimos a redação final e providenciamos para que todo material esteja disponível em mídia impressa, em audiovisual e na internet.

COMO e O QUE fazer?

Pesquisa documental
Catalogação de arquivos: acervos fotográficos, audiovisuais, documentos e classificação em ordem cronológica.

Coleta de dados
Entrevistas e audiências com precursores, personalidades importantes, autoridades, associados, colaboradores e funcionários.

Produção audiovisual
Gravação e edição de material audiovisual com depoimentos das personalidades mais importantes para a instituição.

Digitalização do acervo fotográfico
Processo de digitalização e armazenamento em mídias ou em servidor.

Produção gráfica
Elaboração e produção do projeto gráfico (revista ou livro).

Produção da Linha do Tempo na Internet
Construção da memória da instituição, disposta cronologicamente em uma Timeline na Internet.

 

QUANTO custa?

A composição do preço do serviço de reconstituição memorial depende de análise prévia do tamanho da empreitada. Fica condicionado, portanto, ao tamanho do escopo, à dimensão que se deseja dar ao projeto; e ao tempo disponível para realização de todas as fases.

O projeto na sua forma básica, que inclui as pesquisas e coleta de dados e a produção plena da publicação impressa, possui caráter obrigatório. O vídeo institucional, a digitalização de fotografias e a linha de tempo na internet são opcionais, podendo ser acrescido individualmente, mas sem a promoção.
A forma de pagamento é de até 12 meses para os itens de serviço; e, em 2 vezes, para a edição final do audiovisual e impressão da publicação.
O contrato celebrado com a EDITORA SELO vai discriminar as obrigações e deveres das partes.

Sua linha do tempo na Internet

A SELO desenvolveu uma plataforma digital especificamente elaborada para construção de linhas de tempo para a Internet (Timeline). O ambiente virtual disponibiliza os principais acontecimentos da instituição, apresentados em fotos, vídeos, descrições e depoimentos, através de uma navegação facilitada em datas por ano, meses e dias. Além disso, a Timeline pode ser configurada de acordo com a vontade do usuário, permitindo ou não acesso a determinado material.
A constante presença das instituições na rede mundial de computadores, sobretudo nas mídias sociais, potencializa o alcance aos diversos públicos de interesse e reveste-se de excelente estratégia de posicionamento da marca.

MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Nosso carro-chefe. Por onde começa as principais relações com o cliente. Na busca pela história, vislumbramos inúmeras possibilidades de investimentos futuros.

Compartilhe este conteúdo